Desde 1924
INSTITUTO BORGES DE ARTES E OFÍCIOS
IBAO

Maternidade Borges
Santas Casas de Misericórdia

O Instituto
A origem de fundação decorre do falecimento de Joaquim Bernardo Borges, em 2 de janeiro de 1921, quando deixou um legado destinado à educação e à maternidade.
O Jornal República, que circulou em Itu no início do século passado, descreve meses depois da morte de Borges, que a notícia do legado de Borges espalhou-se rapidamente por Ytu, que já queria ver a construção de um lyceu.
O clima de apreensão na cidade e murmúrios sobre o assunto não era apenas pela notável fortuna da herança deixada por Borges, mas principalmente pelo mau exemplo destinado ao Instituto Novo Mundo em Itu. Este colégio, fundado em 1876, funcionava junto ao Convento do Carmo, cujo patrimônio era resultado de vários donativos de famílias abastadas ituanas. Por incúria e descuido de direção, o patrimônio se extingue sem saber para onde foi.
Contudo, pelo raro descortino de José de Paula Leite, cita o mesmo jornal, o provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu reserva um caminho diferente dado ao outro colégio...
O Lyceu de Ytu (Instituto Borges de Artes e Ofícios) foi solenemente inaugurado em 28 de outubro de 1924, proporcionando ensino técnico de fiação e tecelagem, por estar no centro manufatureiro e com as maiores fábricas de tecido do Estado de São Paulo, além de aulas de marcenaria, técnica em contabilidade e comércio, corte e costura, economia doméstica (estes para as mulheres), além outros cursos.
Fotos de Itu Antigo































